Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É possível ocorrer acidente de trabalho em home office?

    Fiquem atentos: é possível ocorrer acidente de trabalho em home office, mas este ocorre apenas em casos específicos

    Publicado por Bruna Mafra
    há 4 anos

    Sim, pode ocorrer acidente de trabalho em home office!

    A peculiaridade a ser analisada aqui é qual acidente será considerado de trabalho, já que para isso é necessário que o acidente ou doença ocupacional seja decorrente da atividade remunerada exercida.

    Como exemplos, cito como acidente de trabalho o caso de um empregado que leva um choque em seu equipamento de trabalho em casa ou até mesmo aquele que cai da cadeira enquanto estava realizando suas atividades. Por outro lado, não será acidente de trabalho o que o empregado sofreu enquanto cozinhava o seu almoço ou lavava a sua casa.

    É importante ressaltar que mesmo em teletrabalho o empregador continua sendo responsável pela manutenção de um meio ambiente de trabalho seguro, podendo inclusive fiscalizar como é o ambiente de trabalho do empregado, combinando com este um horário ou por conversas de vídeo etc.

    Da mesma forma que ocorre quando o trabalho é presencial, o empregado apresentará atestado médico, então o empregador arcará com os 15 primeiros dias e após esse período o empregado deverá receber pela previdência.

    Lembrando que caso o acidente seja de trabalho e o empregado receba auxílio doença, este terá direito a estabilidade por um ano a partir de seu retorno.

    • Publicações7
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-ocorrer-acidente-de-trabalho-em-home-office/867996908

    Informações relacionadas

    Tec Contabilidade, Contador
    Notíciashá 5 anos

    Home office - Saiba como implementar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)